Medicina Nuclear

Buscar alternativas cada vez mais precoces de prevenção e tratamento de doenças está entre os principais objetivos das pesquisas na área de saúde. Especialmente quando isso é assegurado de forma eficaz, indolor e comprometida com a qualidade. Hoje, uma das principais especialidades médicas que têm conseguido agregar todos esses anseios é a Medicina Nuclear. Unindo procedimentos não-invasivos, com quantidades muito pequenas e seguras de material radioativo, essa modalidade é responsável por oferecer ao médico informações que resultarão num diagnostico mais preciso e precoce. Isso porque são exames mais sensíveis que não mostram somente a estrutura do órgão, mas seu funcionamento e também de tecidos, ossos ou até sistemas inteiros, com destaque para sistema cardiovascular, ósseo e renal, bem como no rastreamento de tumores.

O que é Medicina Nuclear?

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que usa quantidades muito pequenas de material radioativo, de forma segura e indolor, para diagnosticar e/ou tratar doenças.

Os procedimentos são não-invasivos. Eles ajudam médicos especialistas a diagnosticarem doenças através de imagens chamadas cintilografias, produzidas a partir da injeção de substâncias marcadas com material radioativo - radiofármacos -, que são detectados pelos equipamentos de Medicina Nuclear.

As doses de radiação aplicadas no paciente são mínimas frequentemente menores até do que um exame de Raio-X e, por isso, a Medicina Nuclear pode ser utilizada em crianças, adultos e idosos.

Para que são usados exames de Medicina Nuclear?

A Medicina Nuclear se diferencia de outras técnicas - como a Radiologia - por mostrar não só a imagem da estrutura do órgão, mas também como ele está funcionando. É possível visualizar a estrutura e funcionamento de tecidos, órgãos, ossos ou sistemas inteiros.

Os procedimentos são utilizados principalmente para obter diagnósticos médicos por imagem. No entanto, especialidade atua também no tratamento de diversas doenças, incluindo artrites, hipertireoidismo e o câncer de tireóide.

Quais são os benefícios e os riscos dos procedimentos de Medicina Nuclear?

Benefícios:

  • As informações proporcionadas pelos exames são únicas e muitas vezes auxiliam na obtenção de diagnósticos mais precoces.
  • Para várias doenças, os exames detectam informações relevantes para se obter diagnósticos e determinar o tratamento mais eficaz.
  • A Medicina Nuclear é consideravelmente menos traumática que procedimentos exploratórios invasivos.

Riscos:

  • Exposição mínima a radiação.
  • Reações alérgicas aos radioisótopos podem ocorrer, porém são extremamente raras.
  • A injeção de radioisótopos pode causar leve vermelhidão e desconforto local na pele.
  • As pacientes que estejam ou possam estar grávidas ou em período de amamentação devem sempre informar das suas condições a seus médicos ou técnicos de Medicina Nuclear.

Quem fará o exame? Quem interpretará os resultados

Todo o exame será acompanhado de perto de um de nossos técnicos em Medicina Nuclear, sob supervisão médica.

Um medico especializado em Medicina Nuclear interpretará as imagens realizadas e dará um laudo, que será entregue ao paciente ou encaminhado diretamente para o medico que solicitou o exame.

Referência conquistada com equipamentos modernos e com equipe médica altamente capacitada, conquistando certificação máxima concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com isso a Medicina Nuclear é sofisticada no nome, simples na execução, eficaz nos resultados e disponível à população através da ampla cobertura dos planos de saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2