Psicologia

O Hospital Monte Sinai se diferencia na área de saúde desde sua inauguração, por inovar em vários setores tecno-científicos e ser reconhecido pela excelência no atendimento. No intuito de se oferecer assistência hospitalar de alto padrão, investe também na humanização e possui profissionais da psicologia como parte da equipe multiprofissional.

O Serviço de Psicologia Clínica teve suas atividades iniciadas em Janeiro de 2002, com atendimento regular a todos os pacientes e seus familiares nas unidades fechadas (UTI Neonatal, UTI Adulto e Unidade Coronariana) e apartamentos e emergência mediante pedido de parecer médico. Ainda são mantidas algumas parcerias como as com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), com o Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) e com a equipe do Serviço de Medicina Reprodutiva.

A principal atuação do Serviço de Psicologia Clínica do Hospital Monte Sinai é nas unidades fechadas sendo a maior abrangência no horário de visitas. Com relação à UTI, a atuação é marcada, além do atendimento aos pacientes lúcidos, pelo acolhimento das famílias na porta da unidade, já que frequentemente estas estão fragilizadas e desorganizadas pelo contexto da internação. Na Unidade Coronariana, o Serviço atua no atendimento aos pacientes lúcidos e apoio às famílias. Outro trabalho de destaque é na UTI Neonatal, em que a internação demanda da família uma reorganização, possibilitada pelo trabalho de escuta psicológica.

O trabalho da equipe multidisciplinar é essencial, pois é preciso adequar regras institucionais e o saber científico ao aspecto subjetivo do paciente, que tem a sua história antecedente à hospitalização. Isto não pode ser dissociado neste momento, principalmente diante da possibilidade de morte. Neste foco, a psicologia tenta agregar à equipe a atenção integral ao paciente. O intuito é contribuir na comunicação e relação entre paciente-família-equipe.

É importante ressaltar a consolidação do Serviço de Psicologia Clinica do Hospital Monte Sinai na área de ensino e pesquisa possibilitada pelo quadro de estagiários e pelo frequente convite recebido para palestras em outras instituições e congressos de importância nacional.

A hospitalização toma um sentido diferente para cada ser humano. Quando uma pessoa é internada e se depara com um acontecimento inesperado e imprevisível, há uma quebra das certezas que se tinha até o momento, desestabilizando o sujeito e sua família e fazendo emergir uma angústia que não pode ser tratada pelos grandes avanços tecnológicos da medicina. Desta maneira, o atendimento psicológico é uma possibilidade do paciente e de seus familiares simbolizarem o sofrimento psíquico e se organizarem diante a nova realidade.

  • Funcionamento: 2ª a 6ª feira, nas unidades fechadas. E apartamentos, mediante pedido de parecer. 
  • Atendimento: (32) 2104-4455
  • Responsável Técnica: Laura Bechara

 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2