Urologia, Braquiterapia, Litotripsia

Urologia / Braquiterapia, Litotripsia e Urodinâmica

O Serviço de Litotripsia e Urodinâmica do Monte Sinai oferece os dois tipos de procedimento em conjunto com a braquiterapia, que é o tratamento do câncer de próstata sem cirurgia. A atuação do setor tem sido fundamental para consolidar o Monte Sinai como referência regional de alta complexidade.

Procedimentos

LITOTRIPSIA

Os cálculos urinários atingem 5% da população brasileira. A litotripsia é a fragmentação de cálculos por ondas, sem anestesia e sem internação. E para tratar os pacientes no Monte Sinai, o setor utiliza o Lithomax, que emite ondas eletro-hidráulicas para realizar a litotripsia extracorpórea.

URODINÂMICA COMPLEXA

A Urodinâmica examina os aspectos fisiológicos e patológicos no armazenamento e transporte da urina e esvaziamento da bexiga. É o exame diagnóstico que melhor avalia a Incontinência Urinária, permitindo diferenciar os vários tipos de UI (de urgência, por esforço, pós-cirúrgicos e pacientes com doença neurológica). O procedimento é indicado também na avaliação de retenções, perdas e disfunções urinárias, além de instabilidades vesicais (micções frequentes). Também é indicado em infecção urinária repetida; para homens com problemas para urinar devido aumento da próstata (jato urinário fraco, levantar a noite para urinar, dificuldade de segurar a urina, gotejamento urinário). Pacientes com doenças neurológicas e distúrbios para urinar, isso pode ocorrer por trauma raquimedular (que causa paraplegia ou tetraplegia), Parkinson, tumores cerebrais e outros.

É um exame que não necessita de internação, realizado apenas com anestésico local gel, não impedindo as atividades normais após sua realização. Para realização do exame, são colocadas duas sondas na bexiga, através da uretra e uma sonda pelo ânus. Estas sondas são finas gerando o mínimo de desconforto, tornando o exame bem tolerado pelos pacientes. A realização é feita por um médico urologista e acompanhado por uma técnica de enfermagem.

BRAQUITERAPIA

A braquiterapia é feita com implante de iodo radioativo na próstata. O procedimento, que utiliza a anestesia raqui, é rápido e a internação dura apenas 24 horas. O processo, menos agressivo que a cirurgia, apresenta o mesmo resultado. Para a aquisição do equipamento e da tecnologia, de última geração, o serviço investiu e realizou recente up-grade, que ampliou sua precisão, tornando-o o mais moderno da região.

Em um dia de internação, o paciente passa por punções na região perineal para colocação de pequenas sementes de iodo radioativo. Os índices de complicação, como impotência e incontinência urinária são mínimos.

O serviço também realiza exames como a ureterolitotripsia ransureteroscópica, através por vídeo-endoscopia por ondas de choque. E faz ainda, diagnóstico e tratamento do homem infértil.

 

Temas relacionados

Uroteroscópio favorece litotripsia

O setor de Urodinâmica, Litotripsia e Braquiterapia do Hospital Monte Sinai ainda disponibiliza o equipamento uroteroscópio flexível. O aparelho, além de mais eficiência, possibilita mais conforto para o paciente na realização da litotripsia extracorpórea, que é a destruição dos cálculos renais sem a necessidade de cirurgia ou internação.

O uroteroscópio flexível oferece mais possibilidades para exploração das cavidades renais e, para destruir os cálculos, pode utilizar a fonte de laser ou ondas eletrohidráulicas. 

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2