Cardiopatias congênitas: teste do coraçãozinho é fundamental no diagnóstico precoce

"O Teste do Coraçãozinho, como é mais conhecida a oximetria de pulso, é um dos exames fundamentais da triagem neonatal. Trata-se de um exame simples, indolor, rápido, e indispensável no diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas complexas", ressalta a cardiopediatra do Monte Sinai, Dra. Mariana Constantina.

O exame deve ser realizado em todos os recém-nascidos com mais de 34 semanas de idade gestacional. É importante que seja feito entre 24 e 48 horas após o nascimento e antes da alta hospitalar. O teste é uma das maneiras de diagnosticar a cardiopatia crítica, antes mesmo de se notarem os primeiros sintomas e permitir o tratamento precoce da doença, em muitas das situações, salvando a vida dos bebês.

O Teste e a doença

"O Teste consiste em fazer a medida da oximetria de pulso no membro superior direito e em algum dos inferiores. Será considerado positivo quando houver saturação menor que 95% em qualquer dos membros ou uma diferença maior que 3% entre os dois. Neste caso, o exame deverá ser repetido após 1 hora. Em caso de novo resultado positivo, solicitar o parecer do cardiologista e ou realização do ecocardiograma" explica Dra. Mariana.

A oximetria de pulso foi a maior conquista do Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, lembrado em 12 de junho. No Brasil, estima-se que nasçam cerca de 30 mil crianças com alguma cardiopatia congênita, desses cerca de 6% morrem antes de completar um ano.

Cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. É o defeito congênito mais comum e uma das principais causas de óbitos relacionadas às malformações congênitas.

Na Maternidade do Monte Sinai o exame é rotina da triagem há anos e a estrutura do Hospital conta com especialistas em cardiopediatria, e exames complementares indispensáveis à conclusão do diagnóstico, como ecocardiograma transtorácico." lembra Dra. Mariana Constantina.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2