CUIDADO COM O SURTO DE CONJUNTIVITE
A cidade de São João Nepomuceno está vivendo um surto de conjuntivite. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde em menos de um mês foram registrados quase 1.200 atendimentos de pessoas com a inflamação nos postos públicos de saúde do município.
Saiba como evitar o contágio:
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, frequente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação. O contágio é feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados.
Sintomas:
Olhos avermelhados, lacrimejamento, sensação de areias nos olhos, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas bordas das pálpebras, intolerância a luz, pálpebras grudadas ao despertar.
Confira abaixo algumas recomendações:
– lave suas mãos com frequência;
– não coloque as mãos nos olhos para evitar a nova contaminação;
– evite coçar os olhos para diminuir a irritação da área;
– lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas;
– ao usar, não encoste o frasco dos colírios ou da pomada no olho;
– evite a exposição à agentes irritantes (fumaça) e/ou alégenos (pólen) que podem causar a conjuntivite;
– não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite ou usando colírios ou pomadas;
– não compartilhar lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite e evite piscinas.
IMPORTANTE: Em caso de suspeita ou irritação dos olhos, procure um médico e não use medicamentos sem prescrição.
Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455