Me cuido para cuidar: Gustavo Ananias, profissionalismo e incentivo

Gustavo Souza Ananias é mais que exemplo de cuidado com o corpo e a saúde para os colegas, é profissional, graduado em Educação Física. Gustavo é relativamente novo no quadro de colaboradores do Monte Sinai, mas já passou por seleção interna, indo da Lavanderia para a Segurança Corporativa (Portaria). Pelas palavras dele, entendemos sua motivação e como ele aplica a fórmula: se cuidar para cuidar do outro. Acompanhe:

“Sempre apreciei todos os tipos de modalidades esportivas e esse gosto por esportes foi o fator que me fez decidir por cursar Educação Física e me tornar profissional na área. Dentre essas modalidades, a corrida sempre foi minha paixão e, por esse motivo, recebi o apelido de “Bolt” por sempre estar envolvido nas corridas de rua e afins.

O esporte é um grande aliado na minha saúde e bem-estar, na rotina de trabalho e no meu cotidiano, uma vez que ele promove sensação de alívio e tem grande impacto na disposição que eu assumo frente as tarefas que preciso desempenhar durante todo o dia. A atividade física é uma grande aliada no combate à ansiedade, intervém de forma positiva nas oscilações de humor, principalmente para quem trabalha em um cenário hospitalar, em que desempenhamos funções muitas vezes cansativas e precisamos oferecer nosso melhor a quem precisa do nosso trabalho. Bom humor e calma são fundamentais no papel que desenvolvemos neste ambiente. Além disso, o exercício físico promove melhora no condicionamento físico, tornando qualquer um mais disposto a realizar suas atividades de rotina, além de promover a autoestima, o autocuidado, aumentar a imunidade e ter um grande impacto no controle da obesidade, que hoje, é algo que preocupa muito já que o cenário atual tornou as pessoas mais ansiosas, propensas a ingerir mais alimentos calóricos e a terem menos atenção com a saúde do corpo e se tornarem ainda mais sedentárias. A obesidade é um fator de risco à saúde e precisa de grande atenção, pois pode tornar a pessoa mais propensa à hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, além dos problemas físicos como artrose, cansaço excessivo, refluxo gastroesofágico, câncer no intestino, etc. Por isso, é preciso que a prática da atividade física seja prioridade na vida de todos, pois auxilia na saúde física, mental e emocional.

A atividade física tem grande contribuição no aumento das células imunológicas e só é preciso observar e ter cuidado quanto à intensidade que será aplicada, pois um exercício com intensidade moderada, por exemplo, promove proteção contra as infecções causadas por microorganismos intracelulares, ao contrário da atividade de alta intensidade que pode resultar no aumento da suscetibilidade a infecções.

O que mais gosto ao praticar meus treinos diários é que muito além do físico eles promovem meu bem-estar de forma geral, não contribuindo apenas com uma parte da minha vida, mas dela como um todo. O esporte, para mim, é inspiração, prazer e, nessa trajetória como profissional, eu me cuido para cuidar.”

       

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2