Mitos x Verdades: Fonoaudiologia e Cuidados Paliativos

Todas as especialidades envolvidas nos cuidados paliativos enfrentam os pré-conceitos em relação ao tema. O Serviço de Fonoaudiologia que compõe a Comissão de Cuidados Paliativos do Monte Sinai também desmistifica os principais mitos e verdades em sua área. Acompanhe:

** Se o paciente está em fim de vida não há nada a ser feito: MITO

Sempre há o que ser feito. Adaptar a alimentação de conforto, manobras de proteção e orientações para evitar a entrada de alimento nos pulmões traz benefícios ao paciente, pois o vínculo da alimentação é social e ligado às emoções. O acolhimento à família também torna-se fundamental.

** Dieta de conforto é para todos: MITO

Infelizmente não. Em alguns casos a dieta causa desconforto e não resulta em melhor qualidade de vida para o paciente.

** Suspender a alimentação acelera o processo de morte: MITO

No paciente com estágio avançado da doença a absorção de nutrientes não acontece de forma adequada e a suspensão da alimentação não acelerará a progressão da doença.

** Paciente em cuidados paliativos não pode usar sonda de alimentação: MITO

Nas doenças em estágio inicial a sonda poderá ser utilizada como medida curativa e benéfica; porém, nos pacientes em cuidados de fim de vida, esses benefícios não são observados.

** A intubação nunca é utilizada em cuidados paliativos: MITO

No início da doença a intubação pode ser utilizada como medida curativa, ser benéfica e trazer conforto ao paciente. Entretanto, nos pacientes em cuidados de fim de vida, a intubação não é capaz de reestabelecer a saúde, portanto não é utilizada.

**A Disfagia acontece apenas com idosos: MITO

As dificuldades de deglutição podem acontecer em qualquer faixa etária, do bebê ao idoso. A queixa vai depender da exposição da pessoa às doenças ou condições que podem causar essas dificuldades.

**É possível retirar a traqueostomia: VERDADE

É possível retirar a traqueostomia desde que o paciente tenha condições de permanecer confortável e seguro sem o dispositivo. Irá depender do grau da doença, da história do paciente e seus desejos e da ciência da família sobre a evolução e prognóstico do caso.

**Se você sempre tosse durante a deglutição, o alimento pode estar tentando ir para os pulmões: VERDADE

A função da tosse é remover a secreção e/ou corpo estranho das vias aéreas, gerando um fluxo expiratório importante na defesa contra a pneumonia por aspiração.

**O alimento pode ir para os pulmões e o paciente não engasgar ou tossir: VERDADE

A dificuldade de deglutição pode causar aspirações que não são percebidas e o alimento ou a saliva entram no canal aéreo e nos pulmões. Isso, ao longo do tempo, pode causar edema pulmonar ou crescimento de germes patológicos, que causam a pneumonia.

         

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2