As doenças crônicas são responsáveis por 60% das mortes em todo o mundo, afetando igualmente homens e mulheres. Aproximadamente metade dessas mortes ocorre em pessoas com menos de 70 anos de idade.
O controle dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas tem um grande impacto na sua prevenção. A hipertensão arterial é um importante fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, neurológicos e renais.
E, segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 10 brasileiros, dois sofrem de hipertensão. Um importante aliado na prevenção e controle da hipertensão, muitas vezes negligenciado, é a alimentação, desde que seja adotada de forma equilibrada e saudável. Mudanças simples nos hábitos de alimentação e do estilo de vida, por exemplo, podem trazer inúmeros benefícios à saúde.
Siga as importantes dicas recomendadas pelo Setor de Nutrição do Hospital Monte Sinai:
A obesidade facilita o surgimento do quadro de hipertensão e, consequentemente, a perda de peso influencia na prevenção e controle da doença.
Este grupo de nutrientes deve ser consumido em conjunto para obter o máximo de absorção e aproveitamento. O suco de verduras verdes com frutas cítricas e cenoura evita a aderência de placas de gordura nas artérias e veias.
Receita de Suco Verde refrescante com frutas e hortaliças:
Bata no liquidificador com 200ml de água (se preferir com adoçante e gelo). E não se deve coar! É recomendável ingerir um copo duplo, uma vez ao dia, na parte da manhã.
O potássio pode ser absorvido pela célula no lugar do sódio. Além disso, ele possui a capacidade de diminuir as concentrações do sódio e, em consequência, retira água do corpo atuando para o equilíbrio hidroeletrolítico (entrada e saída de líquidos do corpo), mantendo a saúde e atuando em todo o sistema corporal. As fibras solúveis atuam diminuindo o colesterol e triglicerídeos, auxiliando assim no controle da pressão arterial.
Priorize a ingestão dos seguintes alimentos:
Estes nutrientes participam diretamente na prevenção da hipertensão por eliminar ou diminuir o colesterol LDL e triglicerídeos. Ao mesmo tempo auxiliam no aumento da quantidade de colesterol HDL (colesterol bom), evitando a formação de coágulos, placas de gordura ou trombos.
Priorizar a ingestão dos seguintes alimentos:
São eles: alimentos enlatados, embutidos, queijos gordurosos, frituras, biscoitos não integrais, carne com gordura aparente, carne de porco, manteiga e margarina.
Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455