Terminou o Carnaval e há tempo suficiente para você se preparar para o fim do horário de verão. Cinco dias de readaptação, em geral, são suficientes para evitar o desequilíbrio do relógio biológico. De sábado para domingo, madrugada do dia 21, você deve atrasar o relógio em uma hora, então, aproveite os dias que antecedem a mudança e tente usar estas dicas de médicos clínicos e especialistas do sono.
- O ideal para preparar o organismo ao novo horário é manter uma boa qualidade do sono e dormir o suficiente durante toda a semana. Então, aproveite essa uma hora a mais para descansar. E alguns especialistas recomendam antecipar o horário de dormir dez minutos a cada dia, pois esta é uma boa maneira de preparar o organismo para mais uma alteração no horário.
- Fique atento quanto à luminosidade. Dê preferência a caminhadas ao ar livre no final da tarde para se expor à última luminosidade do dia. Isso ajudará a atrasar o horário de início da sonolência no começo da noite.
- Durma num um ambiente com temperatura agradável, silencioso e escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e interrompe a produção hormonal (cortisol e melatonina), causando a sensação de cansaço pela manhã.
- Além de repouso adequado, é interessante apostar em uma alimentação equilibrada e evitar alimentos pesados e bebidas estimulantes como café, chá preto e pó de guaraná, principalmente no final da tarde.
- Também não é recomendado comer muito antes de dormir nem ir para a cama com o estômago vazio.
- Quando a hora de dormir estiver se aproximando, evite atividades que exijam concentração ou esforço físico, tente apostar em práticas relaxantes como meditação, ioga, massagens ou técnicas de respiração