Notícias

Neurorradiologistas realizam embolização de um aneurisma cerebral com stent redirecionador de fluxo por via radial

Pela primeira vez na Zona da Mata uma equipe do Monte Sinai realiza a embolização de um aneurisma cerebral com stent redirecionador de fluxo por via radial.
O acesso radial, realizado pelo pulso, tem se destacado em procedimentos minimamente invasivos devido a suas inúmeras vantagens para o paciente, como maior conforto no pós-operatório, redução do risco de sangramento e complicações vasculares, além de diminuir o tempo de internação, associado a menos risco de mobimortalidade e permitindo que o paciente já possa andar logo após o efeito da anestesia.

Ele foi utilizado pela primeira vez aqui na Hemodinâmica do Monte Sinai, sendo empregado no implante de um stent direcionador de fluxo para o tratamento de um aneurisma cerebral. O cateter utilizado é chamado Rist, e foi especificamente projetado para abordagens radiais em procedimentos neurovasculares.

Esta técnica, recém-chegada a Minas Gerais, foi conduzida pelo neurorradiologista intervencionista Dr. Thiago Abdala, com o apoio dos Dr. Carlos Eduardo Amaral e Dr. Rogério Zenóbio, ambos da mesma área, marcando um avanço significativo na especialidade.