Isolamento Respiratório na estrutura da UTI é diferencial no cuidado de doenças como a Covid

Um setor da UTI Adulto do Hospital Monte Sinai foi adaptado para funcionar como unidade de isolamento respiratório. A estrutura permitiu desativar as áreas Covid, já que o número de casos é muito pequeno, atualmente, e ainda vai garantir mais segurança para tratar doenças que precisam de precauções contra gotículas e aerossóis, com circulação mais adequada do ar.

Sem ter que corrigir todo o sistema de ar condicionado, numa grande área, a implantação de aparelhos que fazem uma filtragem múltipla e a expulsão do ar para o ambiente em uma área restrita, a Unidade evita o risco de recirculação do ar contaminado para outros sistemas de ventilação.

Mais uma vez, o Monte Sinai sai na frente na estruturação de um espaço como este e seu principal objetivo é ampliar a segurança para a assistência tanto de pacientes com Covid, quanto da equipe no atendimento a doenças com características semelhantes de contaminação do ambiente, como tuberculose, meningite, sarampo, herpes zoster e a própria Covid. E como a unidade de isolamento recebe ainda os pacientes suspeitos, até sair o resultado do exame, também protege os demais internados em outras áreas do hospital.

A Unidade otimiza a logística da equipe, que não precisa se dividir entre dois espaços (de UTI e de internação clínica) ou mobilizar mais equipes para poucos pacientes. A paramentação dos profissionais segue os parâmetros para este tipo de precaução, com rotinas próprias, normatizações padronizadas do manuseio dos pacientes, além de a unidade atender a especificação ideal de filtragem do ar, já que o equipamento adaptado a estes leitos teria até o dobro da capacidade para o espaço destinado.

As orientações técnicas para o funcionamento do espaço são conduzidas pelo Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e a operação dos leitos é de responsabilidade da coordenação da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Monte Sinai.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2