Neurocirurgia do Hospital Monte Sinai realiza procedimento pioneiro em Minas

Recentemente, o serviço de Neurocirurgia do Hospital Monte Sinai realizou o primeiro implante de um novo dispositivo para tratamento de aneurismas cerebrais no estado de Minas Gerais, sob responsabilidade dos especialistas Dr. Luiz Henrique Abad e do Dr. Francisco de Lucca.

Tratava-se de um caso raro de aneurisma dissecante da artéria cerebelar superior. Por ser um vaso cerebral fino, com diâmetro aproximado de 1,5 mm, e cujo acesso cirúrgico era extremamente desafiador, a opção dos neurocirurgiões foi por adotar o tratamento endovascular, realizado na Hemodinâmica do Hospital. Uma decisão importante, principalmente, porque o diminuto tamanho do vaso e a morfologia do aneurisma criavam dificuldades no emprego das técnicas habituais.

“A fim de resolver este complexo caso, empregamos um novo dispositivo, conhecido como mini stent ou stent diversor de fluxo - Silk Vista Baby. Trata-se de um dispositivo intracraniano auto expansível de células fechadas que desvia o fluxo sanguíneo arterial para fora do aneurisma refazendo, assim, a luz original do vaso”, explica Dr. Abad. Os mini stents podem ser implantados em artérias de 1,5 a 2 mm de diâmetro através de cateteres utilizados para o implante de micromolas, que tem diâmetro interno de apenas 0,6 mm e permitem o tratamento de aneurismas e dissecções arteriais em pequenos vasos distais intracranianos, antes não alcançáveis pelas técnicas endovasculares.

A equipe considerou o procedimento um sucesso. Com duração de cerca de uma hora, o procedimento foi realizado num paciente de 42 anos. E foi possível confirmar a exclusão do aneurisma da circulação cerebral por resultado de exame angiográfico, antes mesmo da sua alta, que aconteceu 48h após a cirurgia.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2