Saiba porque é preciso fazer tratamento de explantes

A preocupação com o descarte correto de materiais no Hospital Monte Sinai chega a questões em que poucas vezes pensamos. Você sabe o que é feito com parafusos, outros dispositivos metálicos e até próteses de silicone ao serem removidas do corpo do paciente? É preciso fazer um tratamento deste material – denominado explante - antes de descartá-lo ou devolvê-lo ao paciente.

O gerenciamento correto deste material, que se torna um resíduo ao ser retirado do corpo do paciente, é uma exigência da RDC 15/2012. Esta normativa da Anvisa dispõe sobre requisitos de boas práticas para processamento de produtos para a saúde. No Hospital Monte Sinai, seu fluxo é bem definido e totalmente rastreável. Cada etapa é registrada e documentada.

Processo controlado

Quando o material é requisitado pelo paciente, ele assina um termo de consentimento informando que quer o mesmo ou consente no descarte. A equipe de Enfermagem do Centro Cirúrgico recebe o material do médico ou instrumentador em recipientes plásticos adequados. Eles são devidamente identificados e encaminhados à Central de Materiais Esterilizados (CME) para limpeza e esterilização.

Paciente pode requisitar o explante

Assim, antes de serem entregues ou descartados, todos os explantes são processados. Até as embalagens destes materiais têm um registro para comprovação de atendimento a requisitos legais. Há um local específico no abrigo de gerenciamento de resíduos para acondicioná-los, por um prazo de 30 dias, até a retirada pelo paciente ou o encaminhamento ao seu destino final.

Os explantes não podem ser entregues às cooperativas de catadores ou empresas do tipo “ferro velho”.  O Hospital tem parceria com uma empresa de São Paulo, especializada na destinação deste tipo de material, com licença específica para processar sua reciclagem, quando é o caso.

Para evitar que o material se torne um risco biológico, todas as equipes do Monte Sinai, desde o Centro Cirúrgico até a de Higiene e Limpeza, estão preparadas para fazer seu gerenciamento com segurança.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2