Agência Transfusional

A Agência Transfusional do Monte Sinai atua com parâmetros e indicadores estruturados para garantir resultados bem sucedidos. Com todos os protocolos de indicações transfusionais consolidados, disponibiliza também transfusões e sangrias terapêuticas ambulatoriais. Além disso, conta com programa de Plasmaferese Terapêutica, com equipamento que é a mais moderna geração do sistema, o Spectra Optia® Apheresis System – Terumo BCT.

A Agência exerce um programa de vigilância de reações transfusionais que, atualmente, é inferior a 1%. Seus serviços têm ampla interação com o grupo de cirurgia do Hospital, atendendo suas necessidades nos procedimentos de hemoterapia, tanto para pacientes internados quanto ambulatoriais.

A estrutura da Agência Transfusional é avaliada pela Vigilância Sanitária anualmente. Está situada estrategicamente próxima dos setores da assistência como UTIs e Centro Cirúrgico, o que torna o serviço oferecido ainda mais ágil.

A Agência também abriga o laboratório de Criopreservação que permite a coleta e criopreservação de células-tronco, indispensáveis em diversos processos, contando com profissional especializado, na realização de coleta de células-troncos utilizadas no Transplante de Medula Óssea para os pacientes do Hospital.   

Plasmaferese Terapêutica

As afereses são procedimentos de alta complexidade semelhante a uma hemodiálise. Nesta terapia, o sangue passa por um processo de centrifugação, onde os componentes são separados. O Monte Sinai continua sendo o único a disponibilizar o recurso que atende às mais diversas especialidades, em especial, ao tratamento de polineuropatias periféricas, como a Síndrome de Guillain Barrè (SGB). A terapia já apresentou resultados eficazes também no tratamento de miastenia gravis, Púrpura TrombocitopênicaTrombótica (PTT) – que provoca acidente vascular cerebral hemorrágico – e rejeição de transplantes renais, virando referência para outros hospitais da cidade e da região.

O equipamento, Spectra Optia®, é usado também nos procedimentos de Transplante de Medula Óssea (Coleta de Células Mononucleares Contínua – CMNC), no caso do tipo autólogo. Seu sistema pode ampliar ainda mais o espectro dos tratamentos e traz muitos valores agregados. 

Transfusão ambulatorial

O programa de transfusão ambulatorial vem trazendo conforto aos pacientes que necessitam de transfusões cronicamente, pois eles não necessitam mais de internações sucessivas para realização deste procedimento. A transfusão ambulatorial é feita com acompanhamento profissional e pode ser agendada, bastando o pedido médico. E durante a pandemia da Covid-19, o fluxo de atendimento foi transferido para o Centro de Oncologia, o OncoSinai, situado no Centro Médico Monte Sinai garantindo ainda mais segurança, além da conveniência do atendimento ambulatorial.

Conteúdo atualizado em 11/04/2021