Enfermagem

A equipe de Enfermagem representa uma força de trabalho vital para a garantia da prestação de um cuidado seguro e eficaz para a assistência hospitalar. O enfoque assistencial do Hospital Monte Sinai é o cuidado centrado no paciente. A Enfermagem tem o maior contingente de profissionais da organização e está envolvida na atuação de diversos setores estratégicos e comissões que são responsáveis por abordar questões éticas, desenvolver programas de treinamento profissional, normatizações de procedimentos, atualização e crescimento profissional contribuindo não só no atendimento direto ao paciente, mas na excelência do atendimento.

A filosofia do Serviço de Enfermagem do Hospital Monte Sinai é propiciar assistência humanizada com qualidade ao paciente e seus familiares, buscando aperfeiçoamento contínuo do conhecimento técnico-cientifico, com desenvolvimento do trabalho em equipe, em ambiente harmonioso e seguro.

  • Funcionamento: 24 horas
  • Telefone: (32) 2104-4455

 

No Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

SCIH é o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, implantado de acordo com as normas da vigilância sanitária, é responsável por executar as atividades definidas pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção hospitalar). O SCIH desenvolve ações em conjunto com a CCIH, visando prevenir ou reduzir a incidência ou a gravidade das infecções hospitalares.

O SCIH do Hospital Monte Sinai exerce suas atividades pautadas em cima da aplicação do Bundle de Boas Práticas, em que, através de visitas periódicas aos setores assistenciais, são visualizadas ações que favorecem a prevenção de infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) dentro da Instituição.

Através da Busca Ativa Fonada é realizado uma pesquisa com todos os clientes que foram submetidos a procedimentos cirúrgicos classificados como cirurgia limpa. Tal pesquisa tem a função de buscas casos de infecção de sitio cirúrgico, onde após identificados serão analisados individualmente e elaborado ações que possam melhorar a cada dia a assistência cirúrgica da Instituição.

Na Urgência e Emergência e no Pronto Atendimento

A Enfermagem do setor conta com profissionais especialmente qualificados para a assistência de urgência. São treinados e dedicados para a atuação na área, visando apoiar a equipe médica na rapidez do reconhecimento e classificação da gravidade da doença, eficiência no socorro e encaminhamento. Sua atuação visa a garantir a resolutividade pretendida, atuando dentro das melhores práticas para o melhor resultado para o paciente. A vocação do hospital é para a Emergência de alta complexidade. E no Pronto Atendimento, a equipe de enfermagem participa da triagem com avaliação dos sinais vitais e classificação de risco do paciente.

Nas UTIs

A Enfermagem faz parte da atenção direta e a equipe é formada por enfermeiros especializados, responsáveis pela seleção e treinamento da equipe de técnicos que atuam no apoio à estrutura da assistência de terapia intensiva Adulto, Neonatal, Coronariana e Neurológica.

Um diferencial da atuação são os rounds multidisciplinares que visam alcançar altos níveis de segurança e qualidade no atendimento ao paciente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital Monte Sinai foi implementada uma estratégia de visitas multiprofissionais diárias.

A visita multidisciplinar a beira-leito dos profissionais envolvidos na assistência e plano terapêutico dos pacientes permite e encoraja o envolvimento tanto da pessoa atendida quanto dos seus familiares. Durante essa visita enfermeiros, médico plantonista, médico coordenador, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo trocam informações importantes acerca do estado atual e fazem o planejamento terapêutico do paciente, coordenando todo o cuidado e dividindo as responsabilidades.

A Unidade também está desenvolvendo um programa de acolhimento às famílias de pacientes internados na UTI visando à humanização da assistência prestada. Durante o acolhimento a equipe assistencial é apresentada à família e se coloca a disposição para o esclarecimento de dúvidas e conversa a respeito da rotina dentro da UTI.

Na Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões

A Comissão tornou-se referência para o Corpo de Enfermagem e faz parte da abordagem multidisciplinar do paciente, tem a confiança do Corpo Clínico e compõe as boas práticas da cultura de Segurança do Paciente. A sua equipe trabalha não só questões associadas ao tratamento de feridas, mas a prevenção de lesões associadas à pressão (conhecidas como escaras), e demais lesões.

A Comissão está sob coordenação médica de um Cirurgião Plástico e de uma Enfermeira Estomaterapeuta. Conta também com estagiárias de Enfermagem, além do Corpo de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, atuando em sinergia e alinhados aos cuidados.

Nos Cuidados Paliativos

A enfermagem, nos cuidados paliativos, atua em equipes interdisciplinares, buscando oferecer um cuidado profissional que alivie o sofrimento e promova o conforto e a dignidade do paciente e da família, atendendo as necessidades básicas de saúde física, emocional, espiritual e social. A qualidade de vida é o principal objetivo, e a equipe de Enfermagem atua desde o momento da triagem, apoiando o diagnóstico que vai traçar os planos mais adequados para os cuidados de cada paciente onde é aplicado um olhar diferenciado, com enfoque no alívio da dor, no conforto e na dignidade humana.

SAEP – Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória

A SAEP é um processo organizado e planejado para a assistência ao paciente cirúrgico. Ele, hoje, atua sobre alguns dos procedimentos mais complexos como as cirurgias cardíacas e neurológicas, além das oncológicas e de algumas de maior complexidade do trato gastroentestinal.

O enfermeiro realiza o planejamento voltado para este paciente e para sua família, com visitas pré, peri e pós-operatória. Nos pacientes eleitos para a visita pré-operatória é feito um exame físico e anamnese, esclarecendo todas as dúvidas, tratando a ansiedade do paciente e da família. Ele fica sabendo previamente o que encontrará no Centro Cirúrgico e sobre o procedimento. O trabalho do enfermeiro contempla ainda a previsão de materiais, posicionamento do paciente, cuidados relacionados ao intraoperatório, visando uma assistência completa e segura com apoio de uma equipe multidisciplinar em que estão envolvidos também o anestesiologista e o cirurgião.

As visitas são feitas nos três momentos pelos enfermeiros do Centro Cirúrgico e a SAEP, apesar de ser um projeto antigo e recomendado pelo conselho da especialidade da área, além de difícil de ser implementado, no Monte Sinai é um processo relativamente recente, mas pioneiro na assistência hospitalar em Juiz de Fora. Tudo o que tem sido feito está sendo registrado, tabulado e os resultados são compilados para o aperfeiçoamento dessa assistência sistematizada de forma permanente, visando seu aprimoramento e ampliação.

 

Conteúdo atualizado em 13/04/2021.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2