Podcasts

Cirurgia Pediátrica: estrutura, equipe de apoio e especialização fazem toda a diferença

A cirurgiã pediátrica Gabriela Barbosa é nossa convidada do Sinai Cast para falar sobre como é o cuidado deste especialista com seus pacientes, desde a fase fetal até 18 anos incompletos. Ela cita as cirurgias eletivas mais comuns e destaca a importância do suporte deste profissional nas diversas emergências cirúrgicas em Pediatria que o Hospital o recebe.

No Monte Sinai, a escala de sobreaviso da Cirurgia Pediátrica é completa, 7 dias por semana, 24 horas. O emergencista está habilitado a receber e estabilizar estes pacientes, bem como o apoio fundamental do plantão de Pediatria em todo o processo assistencial. Ela ressalta a importância de ter a estrutura preparada para internação no pós-operatório, em especial de UTI Neonatal e Pediátrica, além do apoio de outras especialidades afins em casos mais graves, especialmente em traumas, quando podem atuar em conjunto com o cirurgião pediátrico, a Neurologia/Neurocirurgia, a Cirurgia Vascular e a Cardiocirurgia Pediátrica, dentre outras.

Dra. Gabriela ainda explica a importância da formação específica deste profissional para o atendimento do paciente pediátrico e como acontece a sequência dos atendimentos pós-cirúrgicos.