Podcasts
Setembro Vermelho: é preciso lembrar de cuidar da saúde do coração
Setembro Vermelho e o Dia Mundial do Coração são apenas marcos para lembrar a importância de cuidar da saúde cardíaca. E para reforçar a que é preciso fazer prevenção todos os dias Dr. Ulisses Mendonça, cardiologista e cardio-oncologista atendeu ao convite do Pergunte ao Doutor, da rádio Transamérica JF.
As doenças cardiovasculares ainda são quase 30% da mortalidade, mas continuam sendo negligenciadas, mesmo com campanhas durante todo o ano. Ele lembra os fatores de risco mais comuns e como podem ser evitados. Dr. Ulisses destaca o principal que a obesidade, uma causa evitável e cada dia mais comum, quase uma epidemia, é um grande fator de risco, levando ainda ao colesterol elevado, hipertensão arterial, que também têm controle, além dos maus hábitos como tabagismo, inclusive o cigarro eletrônico, etilismo e sedentarismo.
Ele lembra ainda a importância de passar pelo cardiologista antes de começar uma atividade física, inclusive para os jovens, não é incomum o infarto em pessoas na faixa dos 30 e dos 40 anos. Buscar conhecer se há problemas cardíacos congênitos e arritmias que podem levar à morte súbita. Atenção ao próprio corpo e sinais de alerta, dores, capacidade respiratória e outros sintomas até como a irritabilidade que pode ser um sinal de pressão alta.
Vale a pena ouvir os conselhos do médico e cuidar com mais carinho do coração.