Fluorescência Intraoperatória: recurso usado de foma pioneira em colectcomia

Fluorescência Intraoperatória: recurso usado de foma pioneira em  colectcomia

Fluorescência Intraoperatória: recurso usado de foma pioneira em colectcomia

14/01/2022

O cirurgião do aparelho digestivo Frederico Cantarino esteve no programa Pergunte ao Doutor para explicar como a equipe que ele compõe no Monte Sinai utilizou um novo recurso que pode beneficiar diversas cirurgias. No caso, o primeiro procedimento do tipo na Zona da Mata Mineira foi uma colectomia (retirada de um setor intestinal do intestino grosso), realizada de forma minimamente invasiva (com pequenas incisões laparoscópicas), com uso de fluorescência intraoperatória. Neste caso também foi feita também um mapeamento do ureter.


Dr. Frederico explica as vantagens deste recurso tecnológico, um artifício que permite fazer o sangue do paciente ficar fluorescente e que, com equipamento específico, dá mais segurança para a reconecção intestinal, o maior “calcanhar de Aquiles” num procedimento deste tipo. Ele esclarece que a tecnologia beneficia o procedimento em si e não a doença, e o recurso tende a beneficiar cada vez mais pacientes. Mas ele garante que é o planejamento do que será feito que é essencial para que tudo ocorra como esperado e a equipe atinja seus objetivos. O cirurgião fala ainda dos riscos deste tipo de cirurgia, e das técnicas usadas para tentar conter intercorrências e complicações, especialmente, na fase de recuperação do paciente.

Deste procedimento pioneiro participaram também os cirurgiões Igor e Victor Cangussu, Rodrigo Peixoto, Cleber Soares, Carlos Augusto e Felipe Gomes, além do urologista Antonio Carlos Tonelli.

Ouça a entrevista na íntegra em https://mla.bs/075d6538

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2