Fonoaudiologia focada na prevenção, reabilitação e assistência globalizada ao paciente

O Hospital Monte Sinai foi pioneiro na região ao oferecer um Serviço de Fonoaudiologia implantado de forma sistemática no tratamento multidisciplinar de seus pacientes, com equipe de sobreaviso 24 horas. A partir de outubro de 2020, foi inserido um novo protocolo de segurança no modelo assistencial hospitalar, com acompanhamento e gerenciamento de todos os pacientes que possam apresentar potencial risco para disfagia e distúrbios da deglutição. Desta forma, a equipe garante que nossos clientes tenham acesso às informações, orientações e condutas – seja na reabilitação das alterações ou na prevenção de futuras complicações e infecções respiratórias.

Com o intuito de realizar uma abordagem global do paciente internado, a equipe multidisciplinar conta com o fonoaudiólogo na assistência ao paciente crítico, no protocolo de retirada da traqueostomia, nos processos de deglutição, na reabilitação dos distúrbios da fala e linguagem, no acompanhamento ao recém-nascido a termo ou prematuro e no atendimento aos pacientes acometidos pela COVID-19.

Recentemente o fonoaudiólogo também foi inserido na equipe multiprofissional de atenção ao paciente em cuidados paliativos, priorizando a qualidade de vida dos indivíduos acometidos por doença grave e incurável, com o objetivo de manutenção do prazer de se alimentar e minimização do impacto social da comunicação ineficiente, possibilitando melhor interação com os familiares e a equipe.

Um dos principais focos da atuação fonoaudiológica em ambiente hospitalar é viabilizar a alimentação pela boca de forma segura ou, na impossibilidade de manutenção da via oral, a indicação da via alternativa de alimentação – sonda nasoenteral, gastrostomia ou jejunostomia.

A abordagem deste profissional também torna-se fundamental em pacientes críticos, como nos casos de injúrias neurológicas (acidente vascular cerebral ou traumatismos cranianos), doenças degenerativas, infecciosas, respiratórias, cardiológicas, metabólicas, oncológicas, pós operatórios, bebês prematuros com dificuldades na sucção ou qualquer outra patologia que traga comprometimento da deglutição, fala, voz, linguagem ou audição.

EXAMES COMPLEMENTARES NO DIAGNÓSTICO DA DISFAGIA

Videodeglutograma

A equipe de Fonoaudiologia do Monte Sinai é inovadora entre os hospitais da região na utilização do videodeglutograma, classificado como padrão ouro na avaliação instrumental das disfagias. O exame permite um estudo dinâmico da deglutição, proporcionando maior precisão na identificação das alterações e auxiliando no estabelecimento de uma conduta terapêutica eficaz.

Videoendoscopia da deglutição

A videoendoscopia da deglutição também auxilia no diagnóstico complementar dos distúrbios da deglutição. Realizado pelo médico otorrinolaringologista, permite avaliar as estruturas compreendidas no processo de deglutição, principalmente na região da laringe e cordas vocais, extremamente importantes na prevenção de infecções respiratórias decorrentes de aspiração alimentar.

SAIBA MAIS SOBRE A DISFAGIA

Sintomas:

Fatores de risco

A disfagia pode levar a:

O Fonoaudiólogo é o profissional habilitado para:

Serviço de Fonoaudiologia:

Conteúdo atualizado em 27/11/2020