Sabe o que faz um enfermeiro Estomaterapeuta?

A Estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro. Suas áreas de atuação são o cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinência urinária e anal.
A Estomia é uma comunicação entre o meio interno do nosso corpo com o meio externo. Um exemplo mais fácil de entender: a traqueostomia uma estomia respiratória feita quando é necessária uma abertura na traqueia. Outro exemplo, as gastrostomias, que são realizadas para introdução da alimentação. Há estomias intestinais (ilesostomia, colostomia) e as estomias urológicas (ureterostomia, nefrostomia)
Mas toda pessoa que tem uma estomia necessita de cuidados especiais e muito específicos, além de acompanhamento enquanto estiver estomizada e orientação para realizar seu autocuidado. Isto é parte do trabalho do enfermeiro estomaterapeuta.
Ele também é capacitado para cuidar de diversos tipos de feridas. Das mais diferentes etiologias (estudo das causas das doenças), tanto as feridas agudas como as crônicas. São cuidadas pelo Estomaterapeuta, as feridas cirúrgicas, traumáticas, queimaduras, úlceras, úlceras neuropáticas (decorrentes do Diabetes e Hanseníase, por exemplo), lesão por pressão, lesão por fricção dentre, dermatites associadas a incontinência , dentre outras situações que podem produzir lesões de pele de outras naturezas e que demandam atenção específica e especializada.
No ano passado, fez 30 anos que esta é uma especialidade reconhecida no Brasil e há uma associação que congrega estes especialistas, a Sobest (Associação Brasileira de Estomaterapia) que trabalha para divulgar a especialidade para todos que precisem desses cuidados especializados. O enfermeiro estomaterapeuta precisa ter especialização na área, em cursos chancelados pela Sobest. Ele tem habilidades técnicas, mas também realiza o acolhimento daqueles que demandam seu cuidado, gerencia serviços, pode atuar em pesquisa, desenvolvimento de produtos na área e realizar consultorias especializadas e atuar na formação de novos especialistas.
A Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões do Hospital Monte Sinai tem uma enfermeira estomaterapeuta em sua coordenação.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2