Monte Sinai: estruturado para atender emergências em alta complexidade

A Emergência do Hospital Monte Sinai possui uma ampla estrutura, subdividida em uma área de Pronto Atendimento (PA), voltado para a resolução de casos de baixa complexidade e uma outra área, para atendimento de situações mais complexas de urgência e emergência. Essa diferenciação é feita através de um processo de classificação de risco, realizado por um time de enfermeiros capacitados, criando um fluxo mais seguro de atendimento, priorizando resolutividade, eficiência e rapidez para atendimentos que buscam salvar vidas, com foco máximo nos casos de maior complexidade.

A Emergência contempla um espaço com 450 m2, com acesso fácil para ambulâncias, subdividida em setores:

Setor vermelho com leitos destinados ao atendimento de pacientes mais graves, completamente equipados para tratamento, estabilização, monitoramento e suporte dos pacientes;

Setores laranja, amarelo e verde, para os quais os pacientes são direcionados de acordo com a Classificação de Risco, leito de cuidado individualizado, sala de pequenos procedimentos como drenagens, suturas e curativos.

Contando ainda, com uma área de atendimento ambulatorial e de pronto atendimento.

A qualquer momento que se faça necessário, temos capacidade de adequações que nos garantem a manutenção da qualidade da nossa assistência, variando de acordo com os fluxos de atendimento, sazonalidade e quaisquer outras demandas como em acidentes grande número de vítimas.

Protocolos bem estruturados: AVC e Dor Torácica

O objetivo do setor de emergência é salvar vidas, com grande enfoque na rápida abordagem dos pacientes portadores de quadros graves, destacando os Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), Infecções Graves/Sepse, assim como nos Acidentes e Traumas, onde a agilidade nos cuidados e recursos profissionais (capacitados e treinados) e materiais, são determinantes para o melhor resultado.

E para que se possa ter maior êxito nos atendimentos de alta complexidade, a equipe conta com Protocolos Institucionais consolidados e gerenciados, como no caso da Dor Torácica, que interliga o atendimento emergencial, com o suporte da cardiologia intervencionista através serviço de hemodinâmica e o setor de cardiologia intensiva, atuando em associação com a Unidade Coronariana. O protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) faz a interface com o serviço de Neurologia, Neurorradiologia intervencionista pelo uso da Hemodinâmica assim como a Neurocirurgia Clínica e Intervencionista, além da Unidade Intensiva ou de internação do AVC. Estes dois protocolos contam com um dispositivo específico de comunicação JOIN, que permite a comunicação, em tempo real, do passo a passo do atendimento dos pacientes garantindo assim, a interação da equipe do atendimento emergencial e o especialista de cada área específica, garantindo a tomada de decisão, para a melhor conduta, em tempo real.

Toda a logística de recepção do paciente é acompanhada, sempre que possível, desde a regulação (antecipação da situação do paciente antes de sua chegada ao hospital), admissão e atendimento, até seu encaminhamento para internação, seja para unidades de tratamento intensivo, que ficam fisicamente próximas da Emergência, seja para laboratórios de intervenção, para tratamento imediato, quando este se faz necessário.

Além do suporte da Enfermagem, com profissionais capacitados, treinados e dedicados ao setor, a equipe médica é composta por médicos que possuem treinamento em suporte avançado de vida em Cardiologia e Trauma.

Rapidez no reconhecimento e classificação da gravidade da doença, eficiência no socorro e encaminhamento, garantem a resolutividade pretendida, atuando dentro das melhores práticas para o melhor resultado para o paciente. Esta é a proposta da Emergência do Monte Sinai, sendo referência em Emergência de alta complexidade que é parte do DNA do Hospital, desde sua fundação há quase três décadas.

 

      

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2