Pioneirismo: angioplastia com sistema que diferencia composição da placa de gordura

Os cardiologistas intervencionistas Gustavo Ramalho e Leandro Pimentel realizaram, recentemente, de forma pioneira em Juiz de Fora uma angioplastia coronariana utilizando o inovador sistema Makoto no Hospital Monte Sinai. Este sistema emprega ultrassom intracoronário e o sistema NIRS para avaliar a constituição da placa de gordura que obstrui a artéria coronária.

A intervenção, que incluiu o implante de um stent farmacológico no tronco da coronária esquerda neste primeiro caso, foi realizada com sucesso e segurança.

O sistema de imagem Makoto é o único dispositivo de imagem intravascular de dupla modalidade aprovado pela FDA (órgão governamental dos EUA que faz o controle, dentre outros insumos relativos à saúde, de equipamentos médicos), capaz de detectar tanto a estrutura quanto a composição da placa de gordura. Este sistema é acompanhado por um cateter especial para visualização da estrutura da placa e que combinado ao sistema NIRS (Near-Infrared Spectroscopy ou espectroscopia no infravermelho próximo) faz análise de sua composição de forma rápida e segura. Essa tecnologia auxilia na diferenciação entre placas calcificadas, núcleo lipídico e placas fibróticas, proporcionando uma avaliação mais precisa e detalhada.

O uso de imagem intravascular para guiar procedimentos intervencionistas está crescendo gradualmente, aumentando o sucesso e melhorando os desfechos a longo prazo para os pacientes.