Impactos Ambientais e Sociais à Sociedade

Considerando que num laboratório de Hemodinâmica, um dos possíveis impactos originados à sociedade é a emissão de radiação durante os procedimentos, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Monte Sinai busca a redução deste impacto e dissemina a informação. Uma das principais ações que permitiu reduzir em até 50% a radiação ionizante emitida foi a aquisição de equipamento mais moderno e “limpo”, e, no caso, a escolha foi pelo INOVVA 3100, da GE HealthCare, em 2008.

Periodicamente, é emitido um laudo radiométrico por uma empresa contratada, que avalia tanto a estrutura do laboratório de Hemodinâmica, quanto às áreas externas do Serviço, além de contar com a manutenção técnica da GE. O relatório periódico fica disponível para todos os funcionários.

A disseminação quanto aos cuidados referentes à radiação são realizadas através de palestras educativas do Serviço para os colaboradores do Hospital que têm interação direta com a Hemodinâmica. Além disso, na estrutura e no entorno do laboratório são utilizadas placas sinalizadoras, luzes de alerta (vermelha) e sinais sonoros, que indicam o momento em que a radiação está sendo emitida pelo equipamento no laboratório de Hemodinâmica.

E para conscientizar os funcionários sobre os impactos ambientais, o Serviço ainda conta com parcerias com os setores de Enfermagem, Saúde Ocupacional e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Monte Sinai que proporcionam treinamentos para o envolvimento de todos na disseminação do Programa do PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde).

Desde 1998, o Hospital Monte Sinai conta com uma Comissão, que desenvolve o seu programa de prevenção através de treinamento interno das rotinas de trabalho, Mapa de Risco Ocupacional afixado no Quadro de Avisos e Fluxograma de Acidentes com Perfurocortantes disponibilizado pelo SESMT (Serviço de Medicina e Saúde do Trabalho). A Comissão é formada por equipe multiprofissional (Diretor de Serviços Médicos, Médico Infectologista, Enfermeira da SCIH, Gerente de Enfermagem, Médicos Intensivistas – UTI e Neo Natal), Coordenador Médico do Centro Cirúrgico, Bioquímica e Pediatra) capacitada e constantemente atualizada, concentrando suas ações em criação de padrões de trabalho e treinamentos dos colaboradores do Serviço na execução destes padrões. A inspeção final desta ação é realizada por meio da vigilância epidemiológica.