Central de Materiais Esterilizados

Dentro do Monte Sinai há outro hospital que o paciente não vê, mas que contribui de forma fundamental para a sua assistência. É o caso da Central de Materiais Esterilizados (CME) – um setor indispensável no contexto hospitalar, responsável pela limpeza, preparo, esterilização e distribuição de produtos médico-hospitalares, utilizados principalmente no Centro Cirúrgico e nas demais unidades do hospital. Durante a pandemia da Covid-19, sua atuação foi essencial. Cada instrumental, cada caixa, pacote entrega amor, respeito e profissionalismo! Embora a equipe não esteja frente a frente com o paciente, sua assistência está, sim, na linha de frente, direta e objetivamente envolvida com cada um em seu período de internação.
Os processos da CME demandam funcionários qualificados e capacitados para a realização do trabalho. No Monte Sinai, a Central está localizada no térreo em estrutura ampla e totalmente adequada aos requisitos e normativas sanitárias, ocupando 192 m². Hoje, a equipe soma 21 funcionários e um enfermeiro exclusivo, com quadro adequado ao porte do hospital. A CME funciona 24 horas. Sua atuação está intimamente ligada à segurança do paciente.
A CME do Monte Sinai tem como um dos seus grandes diferenciais um sistema de rastreabilidade do material, que é feita de forma informatizada. Implementado em 2020, o sistema passa por constantes adaptações. E, neste ano também, durante o período de pandemia, a equipe encarou seus medos e inseguranças frente aos desafios de um vírus novo, enfrentou cada dia com capacidade e coragem para alcançar os resultados esperados dela na cadeia de cuidados. Todo esforço foi investido no direcionamento das tarefas e redimensionamento das rotinas para complementar os esforços de todo o hospital visando manter os profissionais seguros dentro dos processos muito específicos do setor, nas atividades dos colegas em outras unidades ao manusearem cada produto processado e também para entregar materiais seguros, livres de contaminação, aos pacientes.