Tratamento de queimaduras
As queimaduras são classificadas e tratadas conforme a gravidade. Todo tratamento deve ser acompanhado por especialistas, visando diminuir o risco de complicações. Esses pacientes, vítimas de queimaduras, em sua maioria farão o tratamento em âmbito hospitalar, mas a alta para a residência deve acontecer assim que possível, de acordo com as condições clínicas. Porém, para isso é necessário que esse paciente seja acompanhado, visando diminuir o risco de infecções e evoluir com a completa cicatrização das lesões.
Algumas dicas sobre o que NÃO FAZER após a queimadura:
- Não use gelo, pois isso pode piorar a lesão;
- Nunca aplique algodão em uma queimadura porque as pequenas fibras podem ficar no ferimento e aumentar o risco de infecção. Não use pasta d´água nem pasta de dente;
- Não use remédios caseiros, como manteiga, cebola e ovos, pois estes não se provaram eficazes.
- Devido à natureza delicada destas feridas, manter a área limpa e com curativo adequado é indispensável para prevenir a infecção.
- A maioria das queimaduras ocorrem em casa. Por isso, precisamos estar sempre atentos ao avaliar os riscos domésticos e ao desenvolvimento de rotinas diárias. Para isso, algumas medidas são eficazes na prevenção desses acidentes:
- Mantenha as crianças fora da cozinha enquanto cozinha;
- Evite manter produtos de limpeza perto do fogão, em sua maioria são abrasivos;
- Ao dar banho no bebê. Meça a temperatura da água antes do uso;
- Guarde fósforos e isqueiros longe do alcance de crianças;
- Instale tampas em tomadas elétricas;
- Verifique e elimine os cabos elétricos com fios expostos;
- Mantenha produtos químicos fora do alcance de crianças;
- Se no seu trabalho, você manipula produtos químicos, use equipamentos de proteção individual adequados e indicados para a atividade;
- Use protetor solar todos os dias, e evite a luz solar de pico.