Passo a passo – Plantio e uso da Calêndula

Seu plantio deve ser feito em vaso ou jardim. Deve ser cultivada em solo adubado, com fertilizante orgânico na proporção de uma porção de adubo para três de terra, em local com boa luminosidade. A semente deve ser coberta por uma fina camada de terra ou areia, devendo ser regada três vezes por semana, com pouca água. Quando cultivada em maior quantidade, a calêndula deve ser plantada com espaçamentos de 30 cm, para não comprometer o seu desenvolvimento. Após a germinação, as mudas precisam ser aparadas ao alcançarem 8 cm.

A calêndula estimula a circulação sanguínea devido a sua função vasodilatadora, apresentando ainda propriedades analgésicas, antifúngicas, anti-inflamatórias, bactericida, calmante, entre outras. Ref. Bibliográfica: MORGAN, rene – Enciclopédia das Ervas e Plantas Medicinais – Editora Hemos Ltda.; www.plantamed.com.br)

Para uso geral, o indicado é fazer a infusão, ou seja, abafar por 5 minutos duas colheres de sopa de flores, folhas e caules em 1 xícara de chá de água quente e tomando ½ xícara de manhã e ½ xícara à noite.