HemoSphere: tecnologia avançada em processos anestésicos disponível no Monte Sinai

O Hospital Monte Sinai vem utilizando com grande sucesso em algumas cirurgias a plataforma de monitorização avançada chamada HemoSphere. Ela está revolucionando cirurgias de alta complexidade com o uso de um sistema que faz a monitorização hemodinâmica, respiratória e neurológica.  Ela é especialmente importante em procedimentos com grandes ressecções e em cirurgias oncológicas avançadas.

Apenas pelas imagens já é possível perceber que este é muito mais que um aparelho de anestesia, o Hemosphere fornece uma visão abrangente da hemodinâmica e da oximetria tissular (que monitoriza a saturação de oxigênio da hemoglobina regional absoluta do sangue). Ele fornece, em tempo real, informações fundamentais para a tomada de decisões clínicas proativas.

Ter uma informação completa sobre o fornecimento e consumo de oxigênio pode permitir, por exemplo, a redução das dessaturações prolongadas, em especial as cerebrais. Elas são graves e têm sido associadas a distúrbios neurocognitivos pós-operatórios e aumento da incidência de acidente vascular cerebral (AVC). 

O controle da queda de pressão arterial brusca é outro exemplo. Detectada precocemente por monitorização hemodinâmica avançada contínua pode reduzir riscos. E ainda, o monitoramento proativo de pressão e fluxo sanguíneo, otimiza efetivamente a ressuscitação e orienta a administração adequada de fluidos.

Em uma tela apenas, é possível monitorizar vários parâmetros hemodinâmicos visando garantir a manutenção adequada da perfusão, que avalia o fluxo constante de sangue pelos capilares, fator essencial para a manutenção da vida nos tecidos.

O monitoramento hemodinâmico avançado que o HemoSphere permite fazer uma avaliação precisa e contínua do estado cardiovascular do paciente. Ele possui uma interface de usuário intuitiva e fácil de usar, que facilita a interpretação dos dados, pois fornece em tempo real informações que permitem atuar em episódios críticos como débito cardíaco e outras complicações. E tudo é informado com parâmetros monitorados de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa, melhorando a precisão da assistência anestésica.

Além disso, integrado com outros dispositivos e sistemas de monitoramento, como um ecoendoscópio, por exemplo, proporciona uma visão abrangente do estado do paciente. Inclui alertas e notificações que ajudam a identificar rapidamente mudanças no estado hemodinâmico, permitindo intervenções terapêuticas rápidas.