Serviço de Ecocardiografia

O Serviço de Ecocardiografia do Monte Sinai realiza ainda o ecodoppler colorido, ecotransesofágico, ecostress farmacológico (diagnóstico de um futuro infarto), ecointraoperatório no centro cirúrgico. Nas técnicas mias inovadoras na Hemodinâmica, o Serviço tem participado cada vez mais do tratamento das cardiopatias estruturais, numa importante interação.

Exames no pré-natal e logo após o nascimento antecipam aos bebês nascidos no Monte Sinai o diagnóstico de cardiopatias congênitas. O ecocardiograma fetal, ou ecofetal, indica anormalidade no bebê ainda na barriga da mãe. O exame, que deve ser solicitado pelo obstetra e tem cobertura de planos de saúde. É um ultrassom, porém, feito por um cardiologista pediátrico, que observa especificamente as estruturas do coração e sua funcionalidade.

Diferencial do Ecocardiograma 3D

Cardiopatas de alto risco submetidos a técnicas minimamente invasivas e pacientes oncológicos dispõem mais segurança no diagnóstico e tratamento com o Serviço de Ecocardiografia do Monte Sinai que disponibiliza o aparelho Philips Infinity 70, de última geração, e que apresenta inovações tecnológicas que permitem realização de eco esofágico tridimensional (eco 3-D), Strain e Strain rate.

Todos os serviços do Hospital serão beneficiados, mas em especial, a Cardiologia Intervencionista, Eletrofisiologia e Laboratório de Hemodinâmica que ganharam mais suporte na resolução de modernas técnicas percutâneas.

É o caso do Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI, da sigla em inglês) para correção da estenose aórtica severa do idoso, do MitraClip® para correção percutânea da insuficiência mitral importante, fechamento do Forame Oval Pérvio (FOP), Comunicação Interatrial (CIA), nas crioablações para tratamento de fibrilação atrial e no implantes de prótese para oclusão de auriculeta esquerda, procedimento que só a Hemodinâmica do Monte Sinai tem realizado em Minas nos últimos anos.

A realização do Strain (ε) e Strain rate (SR ou S-1), que são índices clínicos de deformação miocárdica regional e global permitem que a Ecocardiografia incorpore ao arsenal diagnóstico maior precisão na avaliação da função contrátil global e segmentar do ventrículo esquerdo fundamental, inclusive, na detecção precoce da cardiotoxidade das drogas para tratamento oncológico.