Aleitamento Materno: educando e apoiando

O Pergunte ao Doutor, da Transamérica JF, ouviu a especialista em Aleitamento Materno, a pediatra Eliana Martins, convidada a falar sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022 que acontece até dia 7 de agosto. Dra. Eliana vai comandar o Curso de Aleitamento do Hospital Monte Sinai que retoma o encontro presencial com gestantes e puérperas neste próximo dia 6.

Ela explicou que a importância da campanha e que seu tema este ano se foca em “Fortalecer a amamentação, educando e apoiando”, enfatizando que ele é muito providencial, pois apenas 9% das crianças são alimentadas de forma exclusiva com o leite materno nos primeiros seis meses de vida (sem chá nem água), no Brasil. O percentual surpreende por ser muito baixo. Ela explica como tabus e mitos atrapalham o aleitamento correto, como é recomendado e a influência social neste processo. Ela explica que a idéia de “leite fraco” ainda é o pior tabu, mas também a oferta de chá em caso de cólica, que ocupa espaço do leite no estômago, atrapalha muito a rotina das mamadas e, cita ainda, a oferta de chupeta, que confunde o bebê quanto à pegada correta.

Dra. Eliana fala da importância da informação correta, de como apoiar a mãe para evitar o estresse e várias outras questões que afetam a prática do aleitamento. Ela fala também como a pandemia também afetou o processo de aleitamento.

Ela explicou ainda como vai ser o Curso de Aleitamento do Monte Sinai, que além de ensinar como amamentar, com ênfase na rede de apoio e como ela pode auxiliar a puérpera nesta fase tão importante para a saúde do binômio mãe e bebê.