BCG e imunização
BCG e imunização
O recém-nascido tem um risco grande de contrair doenças, pois suas defesas ainda estão em desenvolvimento. Os anticorpos transmitidos pela mãe durante a gestação e após o nascimento na amamentação não são suficientes para garantir uma proteção eficaz. Por isso que o bebê deve tomar nos primeiros dias de vida duas vacinas que são a BCG e Hepatite B.
A BCG (proteção para a tuberculose): Somente bebês com peso superior ou igual a 2000g podem receber a BCG. Ela é aplicada no braço direito do bebê e não causa reação imediata. A pequena ferida que normalmente aparece no local é um sinal de que houve a resposta imunológica à vacina e, consequentemente, a defesa do organismo. Apesar de não ser comum, pode ser que uma febre baixa surja após 4 semanas da aplicação.
Hepatite B: É aplicada na coxa esquerda do bebê, evite pegá-lo no colo segurando nesta perna. Pode ser que haja alguma reação como dor local e, raramente, febre após 4 semanas da aplicação.
A BCG e a hepatite B são disponibilizadas no Hospital Monte Sinai pelo serviço de Imunização da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora de segunda-feira à sexta-feira com exceções dos feriados. Este serviço é feito pelas enfermeiras que vão à maternidade e realizam a aplicação destas vacinas, procedimento este feito no quarto da puérpera permitindo que essa mamãe já sane suas dúvidas imediatamente após a aplicação. No caso dos bebês que nasçam na sexta à noite e no fim de semana, no qual o serviço de Imunização não realiza a visita para aplicação das vacinas, orientamos às mamães que se dirijam ao PAM Marechal 4º andar as terças e quintas de 15h às 16h45 para realizar a vacinação.
Lembre-se de que a vacinação é a forma mais segura de prevenção das doenças infecto-contagiosas. Mantenha a caderneta de vacinação do seu filho atualizada. É importante também que a família, os cuidadores e todos aqueles que têm contato com o bebê também estejam vacinados, pois os adultos são os principais transmissores de vírus para as crianças.