Conscientização sobre Fibrose Cística

Dra. Marta Duarte, pneumologista do Corpo Clínico do Hospital Monte Sinai e coordenadora do Centro de Referência de Fibrose Cística do Hospital Universitário, foi a convidada do Pergunte ao Doutor da Rádio Transamérica para falar sobre a doença no mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística.

A Fibrose Cística é uma doença genética e ocorre quando um dos pais possui um gene com a mutação que a compõe, podendo ser transmitido para o filho. Entre as doenças raras, a Fibrose Cística é uma das mais frequentes.

O diagnóstico da doença é realizado, principalmente, a partir do teste do pezinho, feito nos primeiros dias de vida. Caso o exame apresente alteração para a doença, a criança é encaminhada para um segundo exame denominado Teste do Suor, isso porque os portadores da doença costumam perder muito sal pela pele, apresentando um suor mais salgado que os daqueles que não a possuem.

A doença não tem cura, mas possui tratamento com medicamentos importados. Ele é realizado com comprimidos e enzimas que facilitam a ingestão de alimentos e diminuem a ocorrência de diarreias, além de soluções para nebulização, que atuam na potencialização do funcionamento do pulmão do paciente. O diagnóstico precoce da doença permite que o tratamento seja iniciado o quanto antes, possibilitando melhor qualidade de vida e maior tempo de sobrevida para os portadores de Fibrose Cística, por isso o teste do pezinho se mostra tão fundamental.

Você pode conferir mais informações sobre a doença e seu tratamento ouvindo o Pergunte ao Doutor na íntegra, em: https://mla.bs/4b4c9017

https://open.spotify.com/embed/episode/6AaXt2JIZc2EefNJRbt1oa?utm_source=generator&theme=0