Cuidados com as crianças nas férias

Férias! Pais, tios, avós e cuidadores precisam redobrar os cuidados neste período. A pediatra da equipe do Pronto Atendimento do Hospital Monte Sinai, Juliana Raslan faz alguns alertas importantes para evitar riscos desnecessários e lembrar de cuidados importantes, especialmente se ocorre algum tipo de acidente devido à empolgação com a mudança de rotina.

Vai viajar?

Se possível, faça um rápido check-up com o pediatra antes de viajar para recomendações específicas em casos de acompanhamentos de atenção crônica, quanto algum sintoma de doenças que podem piorar quando estiver longe de seu domicílio.

Lembre-se de levar os medicamentos de uso regular e receitas que podem precisar de reposição.

É sempre bom ter materiais para um curativo, antitérmicos, antieméticos e repelentes.

Diversão

Ajude-os a pensar em atividades que estimulem corpo e mente para mantê-los em atividade, mas com segurança.

Afogamento

Esse é um acidente que acontece muito rápido e de maneira silenciosa. A dica principal é nunca deixar os pequenos sozinhos na piscina, lago, mar. É válido também ensinar à criança que em alguns casos não se pode nadar sozinha. Incentive o uso de equipamentos de segurança como boias e coletes salva-vidas.

Acidentou? Apresentou febre?

Não negligencie sintomas. Observe com atenção os sinais e, se não encontrar o médico assistente, procure um Pronto Atendimento.

E não esqueçam nunca de brincar e encorajar seus filhos!

Aproveitem as férias para estar com eles! Façam perceber como as telas podem ser menos interessantes do que muitas brincadeiras! Sejam felizes!