Cuidados com o coração.

Anualmente comemorado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração busca conscientizar a população sobre as doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio e falar da importância da prevenção.

As doenças cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos, destacando-se a hipertensão arterial, condição em que a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande. Uma doença silenciosa, que pode afetar indivíduos de todas as idades.

Se não tratada, a hipertensão arterial pode provocar outras doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, aterosclerose coronariana e acidente vascular cerebral (AVC), além de insuficiência renal, hipertensão ocular e impotência sexual.

Os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), obesidade, sedentarismo, doenças da tireoide, histórico familiar, tabagismo e estresse psicológico.

No Monte Sinai a serviço de Cardiologia oferece os mais diversos exames para diagnóstico e controle das doenças cardiovasculares. Auxilia na prevenção cardiovascular tanto para exames básicos, exames de esforço, eletrocardiograma a outros de monitorização. Em parceria com os serviços de imagem e medicina nuclear, oferece avaliação completa a pacientes cardiopatas.