Especial Enfermagem: unidades de internação

Responsável pela Unidade de Internação do Hospital Monte Sinai, hoje, com seis andares, a coordenadora de Enfermagem Rita de Cássia Santos, a Ritinha, também é responsável pela assistência na Comissão de Cuidados Paliativos e no Plano terapêutico da unidade. Dando sequência à série especial de podcasts do Monte Sinai sobre a Enfermagem, ela mostra da diferença no vínculo com o paciente que se forma neste setor, especialmente com pacientes de longa permanência.

Ritinha comanda um grande time de enfermeiros e técnicos de enfermagem e, durante a entrevista, conta um pouco desta rotina, da indispensável necessidade de capacidade de liderança dos enfermeiros e do que distingue estes profissionais no Monte Sinai. Ela mostra como este o enfermeiro faz muito mais que a gestão do cuidado, ele tem que ser humano, múltiplo pois, rotineiramente, participa ativamente de muitos processos administrativos, permeando todo o valor entregue na jornada assistencial do paciente.

“Como líder, ele precisa ser exemplo” e, além de comandar com talento a sua equipe, o enfermeiro na Unidade de Internação, a cada 12 horas de plantão, interage não só com o paciente, mas com acompanhantes e familiares, com os médicos e com profissionais de diversas outras equipes.

Acompanhe a entrevista na íntegra em: