Infarto em atletas e morte súbita

Comparecer ao cardiologista antes de iniciar a prática de exercícios é extremamente importante. Sobre esse tema o Dr. Fábio Peralva, cardiologista do Corpo Clínico do Hospital Monte Sinai conversou com a Rádio Transamérica JF, no Pergunte ao Doutor.

É fundamental para a saúde cardíaca que avaliações e exames cardiológicos sejam realizados em jovens, adultos e idosos. Pacientes mais jovens podem ser portadores de algumas doenças que podem interferir e causar uma morte súbita durante a atividade física. Quanto mais rápido for realizada uma avaliação, mais cedo podem ser traçados tratamentos efetivos, capazes de reverter a situação.

Dr. Peralva destacou alguns sinais, que podem ser percebidos durante a prática de exercícios, que devem ser observados com atenção e levados com urgência ao cardiologista, são esses:

– Dores no peito durante a atividade física;

– Cansaço desproporcional ao exercício que está sendo realizado;

– Palpitação durante o exercício;

– Desmaio durante ou após a prática esportiva.

Outro tema abordado foram os sopros cardíacos, que estão relacionados principalmente às doenças das válvulas do coração. Podem ser benignas, não apresentando restrições ao paciente, ou podem demandar tratamento e até mesmo cirurgias. Tais doenças podem surgir em todas as fases da vida e são detectadas por meio de avaliação de um cardiologista.

Você pode ouvir o Pergunte ao Doutor na íntegra em: https://mla.bs/54f4b296