Linfomas: tipos, sintomas e tratamentos

O Pergunte ao Doutor da Rádio Transamérica JF recebeu o Hematologista do Corpo Clínico do Hospital Monte Sinai, Dr. Angelo Atalla para uma conversa esclarecedora sobre Linfomas. Eles são tumores malignos, peculiares que atacam células do nosso sistema imunológico, os linfócitos.

Quando falamos em linfoma, nos referimos a pelo menos 48 variações da doença, isso porque ela pode acontecer em todas as partes do corpo onde os linfócitos estão presentes. Outra característica da doença é sua agressividade variável. Os linfomas mais graves são mais facilmente encontrados em pacientes acima dos 60 anos, enquanto os de baixo grau de malignidade são mais comuns em pacientes mais jovens. Além disso, segundo o Dr. Angelo, quando os linfomas acometem a célula de defesa em seu nascimento, costumam ser mais graves do que quando ela já está completamente formada.

Os sintomas mais comuns da doença são:

◼ Febre vespertina;

◼ Sudorese noturna excessiva;

◼ Emagrecimento superior a 10% do peso corporal do paciente nos últimos 6 meses;

O primeiro passo do tratamento, em todos os casos de linfoma, é a observação. Depois dele, na maioria dos casos são associadas a quimio e a imunoterapia, que ataca diretamente a célula que precisa ser atingida. O transplante de medula é considerado em casos onde a doença recai durante um tempo.

Com o diagnóstico preciso e tratamento específico, é possível que o paciente se cure e retome sua qualidade e expectativa de vida anteriores à doença.

Ouça a entrevista na íntegra em: https://mla.bs/a2ed1679