Maria Alice é mais uma pequena heroína do fã clube da Neonatal

As histórias dos pequenos heróis da nossa UTI Neonatal parecem ser repetidas, mas a cada bebê que nasce prematuro, surge uma nova vida com uma nova história!

E não foi diferente com a Maria Alice, sua mãe Cristiane passou momentos angustiantes durante a gestação quando ao logo de 12 semanas foi diagnosticada com adramnia, complicação que consiste em ter uma quantidade muito pequena de líquido amniótico.

O líquido amniótico é indispensável para a boa evolução da gestação e é responsável pelo crescimento e desenvolvimento do pulmão do feto, por exemplo. Foram realizadas um conjunto de medidas obstétricas para que a gestação pudesse continuar, mas, mesmo com tratamento clínico otimizado, Maria Alice nasceu com 29 semanas, pesando 1.250 gramas.

As expectativas eram de um nascimento que necessitaria de intervenções para que ela começasse a respirar, só que a pequena heroína deu as boas-vindas com uma respiração vigorosa.

Com indicação de internação em UTI Neonatal logo na sequência e prosseguida a linha de cuidados estabelecidos desde o período pré-natal, ela evoluiu de forma mais uma vez inesperada: usou pouco tempo de oxigênio, aceitou a evolução da dieta respondendo com recuperação de peso e está sem evidências de sequelas na alta.

Do primeiro suspiro ao último choro de emoção ao comemorar a alta, os pais Cristiane e Rayan integram hoje Maria Alice ao ambiente da família. E a equipe da Neo, incansável no trabalho técnico e humanizado, guarda mais uma história de superação de nossos pequenos heróis.