Monte Sinai realiza exame Bera (ou PEATE -Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico)

O BERA ou PEATE (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico) agora faz parte dos procedimentos disponíveis no Hospital Monte Sinai. E pode ser realizado com ou sem sedação.
Com este exame, é possível avaliar a integridade dos nervos das vias auditivas, realizando o registro da atividade elétrica no sistema auditivo e o estado do nervo auditivo. Sua função é verificar algum tipo de perda auditiva que pode ocorrer no nervo auditivo, na cóclea ou no tronco encefálico. Pode ser realizado tanto em adultos como em crianças, desde a internação neonatal, especialmente em casos de prematuros, ou para monitorar pacientes em coma. O exame está disponível também para qualquer paciente internado ou para agendamento externo.
Suas principais indicações são para:
• avaliar risco de perda auditiva devido a condições genéticas
• ou quando há um resultado alterado no teste da orelhinha ( teste realizado logo após o nascimento, antes da alta da Maternidade)
• em crianças que apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem ( que pode ser um sinal de problemas auditivos)
• crianças autistas (fechar o diagnóstico)
• com alterações genéticas, como por exemplo a Síndrome de Down.
• investigar a causa de zumbidos
• detectar a presença de tumores envolvendo os nervos auditivos
• monitorar pacientes internados ou em coma.


Como é feito o exame
O exame dura entre 30 e 40 minutos e normalmente é feito enquanto o paciente  dorme, pois é muito sensível. Caso seja necessária a sedação, é realizado no Centro Cirúrgico com monitorização com suporte da equipe de anestesiologia.
É indolor e não invasivo. São colocados eletrodos atrás da orelha e na testa do paciente, além de fone de ouvido. Ele produz os sons que irão ativar o tronco encefálico e os nervos auditivos, gerando picos de eletricidade registrando no aparelho a intensidade do estímulo, que são captados pelo eletrodo e interpretados pelo médico a partir das ondas sonoras registradas pelo equipamento.

Para agendamento ou encaminhamento de pacientes, basta fazer contato com o Serviço pelo número (32) 99186-8866.