Mordeduras e picadas de animais peçonhentos

Você sabe o que fazer se for vítima ou precisar ajudar alguém picado por um animal peçonhento ou se for mordido por animal doméstico ou silvestre?

O médico emergencista e cirurgião geral Gilberto Zaquine, do Hospital Monte Sinai, responde a estas e muitas questões referentes ao assunto no qual as pessoas, em geral, não pensam porque ainda não vivenciaram um episódio semelhante.

Mas vale lembrar: mesmo em ambiente doméstico é possível ter este tipo de acidente. Escorpiões surgem em alguns bairros, ocasionalmente. Se for picado, sabe o que fazer? Qual é o risco? Ou se um cão ou gato da vizinhança arranhar alguém e não tiver como avaliar se ele pode ou não estar contaminado com alguma doença.

Aconteceu em Juiz de Fora, recentemente, o caso do chef de cozinha Henrique Fogaça. Ele foi mordido por um quati numa visita a uma empresa da região. Ele foi atendido no HPS, mas poderia ser num hospital particular?

São estas e outras informações, abordando ainda sobre picada de serpentes, aranhas e outros animais, que Dr. Gilberto esclarece. Ele fala também sobre o transporte e o cuidado com o paciente até que ele seja avaliado por uma equipe de Emergência, sinais a serem observados e em que hospitais há vacinas (antirrábica, antitétano) e soro antiofídico que podem ser necessários nestes acidentes com animais.

Vale ouvir a entrevista na íntegra e não errar no que fazer ou onde buscar assistência, acesse: