Odontologia Hospitalar

Odontologia Hospitalar é a especialidade mais recente da área. A habilitação foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) há cerca de 60 dias. Mas, na rotina do paciente no Monte Sinai, este profissional já é um integrante fundamental da equipe multidisciplinar na assistência hospitalar há muito mais tempo. O cirurgião-dentista da equipe do Hospital, Marcone Paes, atendeu ao convite da Rádio Transamérica para falar do tema na semana que comemora o Dia do Dentista, em 25 de outubro, no Programa Pergunte ao Doutor.

Dr. Marcone explica como é a atuação do dentista no Hospital, cuja responsabilidade é assistir e prevenir as doenças da boca, com um papel indispensável quanto às infecções, focando a prevenção da pneumonia, em especial no paciente entubado, na UTI. Ele fala de como as bactérias afetam os pacientes em tratamento hospitalar, faz a relação da atuação do dentista também nos processos de disfagia, na xerostomia (boca seca), além de outras condições relacionada a medicações e típicas do paciente acamado.

Outras atuações do profissional comentadas pelo Dr. Marcone foram a relação entre a Odontologia e as doenças cardíacas, além da Oncologia, em que o dentista pode ajudar o paciente tanto antes de iniciar um tratamento quanto no alívio dos efeitos colaterais da quimioterapia, com a laserterapia, por exemplo.

Vale a pena assistir a entrevista na íntegra em