Outubro Rosa: avanços da Mastologia

A campanha “Outubro Rosa” tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Apesar da redução na taxa de mortalidade, os números de incidência são preocupantes. A mastologista do corpo clínico do Hospital Monte Sinai, Dra. Aline Franco, foi convidada pelo programa Pergunte ao Doutor, da Rádio Transamérica, para esclarecer as principais dúvidas acerca do uso da inteligência artificial no tratamento e na prevenção da doença.

Ela explicou como a tecnologia tem se tornado uma aliada, na medida em que a inteligência artificial auxilia no rastreio e no tratamento do câncer de mama. O uso de IA, através de aparelhos e programas, permite diagnosticar mesmo sem a ajuda de profissional no local, além de possibilitar o diagnóstico de lesões imperceptíveis ao olho humano.

A redução dos efeitos colaterais, remédios cada vez mais efetivos e cirurgias menos recorrentes e agressivas foram outros avanços destacados pela mastologista. Ela reforçou também a importância das intervenções multidisciplinares, considerando que a alimentação e a saúde física também impactam no tratamento.

Dra. Aline destacou ainda que “nem sempre o câncer de mama é um nódulo” e esclareceu como esta patologia se desenvolve.

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra em: