Quando o início do trabalho de parto é inesperado, o que fazer?

Na noite do dia 13 de julho, a bebê Elisa nasceu no interior de uma ambulância da concessionária na BR-040. A ginecologista e obstetra do Corpo Clínico do Hospital Monte Sinai, Dra. Gabriela Lopes, foi convidada para participar do programa Pergunte ao Doutor, da Rádio Transamérica, para comentar o assunto e esclarecer algumas dúvidas sobre o trabalho de parto.

Ela contou algumas histórias curiosas de trabalho de parto que não deram tempo de chegar ao hospital, e comentou se é comum esse tipo de ocorrência além de pontuar alguns fatores que influenciam para o acontecimento dessas situações. A obstetra também abordou casos de mulheres que não entram em trabalho de parto, e apontou a indução como uma alternativa mas destacou as condições necessárias, possível tempo de duração e quando é indicada. Ela destacou a importância de uma equipe bem preparada e de plantão para receber esses casos.

Além disso, alertou sobre a necessidade da indicação de via de parto ser individualizada para cada paciente através do acompanhamento médico durante a gestação. Dra. Gabriela pontuou algumas dicas de procedimento básico em caso de trabalho de parto sem assistência médica.

Ouça o podcast na íntegra e saiba mais: