Quando procurar um Coloproctologista?

Intestino preso, dor abdominal, dificuldades para evacuar, hemorróidas… A Coloproctologista Cristiane Bechara, do corpo clínico do Hospital Monte Sinai, falou à Rádio Transamérica, no programa Pergunte ao Doutor, explicando quais são os problemas que devem levar o paciente a procurar este especialista. Ela explica que muitas pessoas confundem algumas das doenças que são adequadas para este profissional e procuram, principalmente, o médico urologista.


Ela esclarece que o coloproctologista é o especialista que cuida das doenças do intestino grosso, do reto e do ânus, que fazem parte do sistema final do aparelho digestivo. Doenças da região perianal como hemorróidas e fissuras, algumas doenças sexualmente transmissíveis, além dos sintomas já citados, mas ela ressalta que o coloproctologista tem um papel muito importante também no tratamento do câncer colorretal.


O câncer de intestino é o segundo tipo mais comum, perdendo apenas para os cânceres de mama e próstata. Sabendo que esta é uma doença silenciosa, o acompanhamento com exames de rastreamento são fundamentais. É importante para prevenção realizar a colonoscopia após os 45 anos, ter hábitos saudáveis de vida e fazer controle com um especialista. E enfatiza a necessidade de agilizar a investigação quando há sintomas como dor abdominal, dificuldade para evacuar e sangue nas fezes e outros.


Ela explica também com se confunde o tratamento feito pelo gastroenterologista com o coloproctologista. Dra. Cristiane enfatiza que os dois especialistas trabalham de forma muito próxima e como eles se diferenciam no diagnóstico, tratamento e cirurgias relacionadas ao aparelho digestivo.


Na entrevista, Dra. Cristiane fala também do livro lançado no Centro de Estudos do Monte Sinai no final do mês de julho que reúne um conhecimento importante para médicos generalistas no sentindo de reconhecerem sintomas importantes, visando encaminhar o paciente ao coloproctologista.