Retinoblastoma e a importância do Teste do Olhinho.

Retinoblastoma é um câncer ocular infantil, que atinge as células da retina. Esse foi o tema do Pergunte ao Doutor, que trouxe uma entrevista com a oftalmologista do Corpo Clínico do Hospital Monte Sinai, Dra. Silvana Vianello.

Mesmo sendo raro, é o tumor ocular mais comum em crianças, sendo uma doença genética, que pode ou não ser hereditária. Ele pode ser detectado ainda na maternidade, pelo teste do olhinho, que é fundamental para a detecção precoce da doença.

A doença se manifesta de duas formas: um que acontece ainda no primeiro ano da criança, bilateral, de caráter hereditário, onde todas as células são afetadas. Já o segundo tipo ocorre de forma mais tardia, a partir de uma mutação genética, a partir do primeiro ano da criança.

A detecção precoce do retinoblastoma é de extrema importância, isso porque, com o tratamento adequado, aplicado de forma rápida, o paciente possui uma taxa de cura de aproximadamente 100%. Esse diagnóstico pode ser realizado de algumas formas:

1⃣ Pelo teste do olhinho, realizado ainda na maternidade;

2⃣ Por uma segunda avaliação ainda no primeiro ano de vida;

3⃣ A partir de uma avaliação anual;

4⃣ Caso haja histórico familiar da doença, é realizado o aconselhamento genético da família;

Você pode conferir mais sobre tratamentos, sintomas e características da doença ouvindo o Pergunte ao Doutor, aqui: https://mla.bs/a166f0cf