Simpósio de Cirurgia Bariátrica traz grandes nomes a JF e faz cirurgias ao vivo

O crescimento da obesidade na população foi o tema que motivou a organização do I Simpósio de Cirurgia Bariátrica da Zona da Mata Mineira, realizado nos dias 17 e 18 de março. O encontro buscou explorar todos os aspectos da cirurgia e trouxe a Juiz de Fora nomes de expressão na área, como Fábio Viegas, ex-presidente da SBCBM e Rene Berindoague, atual presidente do capítulo de MG da SBCBM. O evento aconteceu no auditório do Centro de Estudos Monte Sinai e contou com cirurgias ao vivo nos dois dias de evento.

Sob a coordenação do cirurgião Victor Cangussu, o Simpósio foi dividido em módulos. A programação iniciou com a visão Multidisciplinar, indispensável ao paciente bariátrico, com participação de especialistas em Endocrinologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, além da visão do cirurgião.

O Módulo Sleeve, mostrou um dos métodos utilizados para a abordagem cirúrgica e, assim como o Módulo Bypass, apresentaram uma parte teórica e outra com cirurgias ao vivo, transmitidas diretamente do Centro Cirúrgico do Hospital Monte Sinai.

O Módulo Atualidades trouxe outras discussões fundamentais aos profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes, como “Cirurgia Bariátrica e Risco de Câncer” , as “Principais Complicações em Cirurgia Bariátrica: Como evitar?“, “Tratamento endoscópico das complicações bariátricas” e “Protocolo ERAS em Cirurgia Bariátrica”. O protocolo (do Inglês Enhanced Recovery After Surgery) consiste em um conjunto de medidas perioperatórias destinadas a melhorar a recuperação do paciente e diminuir o tempo de internação e as complicações pós-operatórias.