Cirurgia Bariátrica e Metabólica
A obesidade é um mal que atinge bilhões de pessoas no mundo e cresce a cada ano. A busca pelo tratamento do distúrbio também não para de crescer, principalmente por aqueles considerados obesos mórbidos. O conjunto de técnicas é chamado de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, também chamada de Cirurgia da Obesidade ou, popularmente, redução de estômago.
A maioria dos pacientes não obteve sucesso através de tratamentos clínicos e têm, com a cirurgia, a chance de ter mais saúde e qualidade de vida. A resolução do Conselho Federal de Medicina, em vigor desde janeiro de 2015, expandiu a abrangência dos tipos de doenças relacionadas para que o obeso moderado esteja apto à indicação para o procedimento.
Em Juiz de Fora, o Hospital Monte Sinai conta com equipe capacitada e especializada e vem realizando com sucesso a cirurgia através de diversas técnicas. A cirurgia por videolaparoscopia é uma técnica segura, pouco invasiva, confortável para o paciente e com melhor recuperação no pós operatório. A literatura médica e o sucesso dos casos realizados no país levou o Conselho Federal de Medicina a recomendar o procedimento pela sua eficiência e por oferecer menos riscos que a doença, a obesidade.
Os maiores benefícios da cirurgia bariátrica e metabólica, além da perda de peso, são a remissão de doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, a diminuição do risco de mortalidade, o aumento da longevidade e a melhoria da qualidade de vida.
Quem pode fazer
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM, a indicação de cirurgia deve ser baseada na análise de quatro critérios: idade, doenças associadas, tempo da doença e IMC.
Apesar de baixos, os riscos existem, e por isso a cirurgia deve ser feita em hospital com estrutura adequada e por médicos habilitados e com experiência comprovada. O corpo clínico do Hospital Monte Sinai é composto por membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).