Uso dos canabinoides na Medicina

O uso de canabinoides na medicina ainda é um assunto polêmico e pouco explicado. O médico neurocirurgião do corpo clínico do Hospital Monte Sinai, Dr. Marcelo Quesado, foi convidado pelo Programa Pergunte ao Doutor da Rádio Transamérica, para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

Dada a importância de esclarecer o que de fato é canabinoides a fim de amenizar as controvérsias em tono do tema, ele iniciou ressaltando que canabinoide e maconha não são a mesma coisa. Citou também quais as suas diferenças, além de comentar sobre as derivações de canabidiol.

Através de um contexto histórico do uso da canabinoides na medicina, ele aponta quais os efeitos do uso de canabinoides em tratamentos e que, atualmente, funcionam como qualquer outro medicamento. Estes são encontrados em farmácias e vendidos apenas mediante receituário, ou seja, é necessário um acompanhamento e orientação médica para o uso.

Além disso, o neurocirurgião destacou que o uso é feito de maneira individual e, assim como outros antibióticos, sua dosagem deve ser bem específica. Ele comentou também sobre o uso de canabinoides em esclerose lateral amiotrófica e múltipla, e pontuou alguns dos resultados alcançados.

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra em: